segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dicas para a pescaria de lambaris!!!

Equipamento para pesca do Lambari

Essa postagem, é direcionada para os amantes e iniciantes, para a pescaria do lambari. Obviamente que, outros peixes podem entrar e, por se tratar de um equipamento ultra leve, torna a pescaria muito emocionante.

Varas: recomendo as mais finas, de fibra, mas podendo ser uma vara de bambu. A medida das mesmas podem ir de 1,8 á 5 metros, mas as que utilizo são de 2,1 a 2,3 m.

Linhas: as mais indicadas e que proporcionam excelentes brigas são as de nylon com diametro até 0,25 mm. Eu uso a Dourado Premium 0,25 mm e a Maruri Daiyama Max Force 0,21 mm. Recomendo que o tamanho da linha a ser usada na vara, seja de 20 a 40 cm maior que a mesma, por exemplo, numa vara de 2,10 m se use 2,30 m de linha. O chicote pode ser da mesma expessura da linha principal.

Anzóis: quanto menor for, maior as chances de captura. Eu uso e recomendo dois modelos: o Mustad Crystal Ring Gold Número 14 e Pinnacle Keiryu Ring Carbon número 3, este último, meu preferido. No caso de o pesqueiro haver muitos lambaris miúdos, é bom usar o famoso mosquitinho nº 2.

Chumbos: o modelo arroz ou ervilha de 2 g são excelentes.

Bóias e flutuadores: pode-se utilizar penas ou bóias de isopor pequenas e que suportem o peso do chumbo e isca.

Sistema ou chicote: para montar seu equipamento, após amarrar a linha na vara, passe a mesma pelo flutuador, travando ele com o canudo ou borracha. Em seguida, passe pelo orifício do chumbo, para logo em seguida fazer um nó na linha, de modo que o chumbo não encoste no anzol. Finalmente fixe o anzol.

Iscas: a mais produtiva e que dá menos trabalho, tanto na hora de passar o anzol quanto na quantidade de trocas, é a minhoca, devido ao tamanho dos anzóis, é bom que sejam utilizadas as mais finas, cortando-a em pedaços pequenos, proporcionáis ao tamanho do anzol. Há outras opções: massas prontas disponíveis em lojas de pesca ou caseiras (faço uma com trigo e água), macarrãozinho, sagú, ovos de minhoca.

Ceva: quirera é ideal, de forma que joga-se quantidades logo à frente da ponta da vara se for em lagos e nos rios, corredeira acima.

Local: o lambari está presente em quase todos o ambientes aquático (água doce). A pescaria destes pequenos valentes, é feita principalmente em represas e lagoas. Eu particularmente, prefiro os pequenos rios, pois geralmente, os lambaris são mais robustos. Independente do local escolhido, o que vale é notar a profundidade do local e regular a altura da isca, atráves da altura bóia.

O ponto principal, é treinar o "timing" para a fisgada, pois os lambaris são muito astutos e vorazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário