segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Recanto de Pesca Alegre: Conhecendo um novo ponto na Represa Capivari-Cachoeira, em Campina Grande do Sul

Depois de um pouco de incerteza durante o sábado, 10/01/2015, acabou que no domingo, resolvemos seguir para a Represa do Capivari-Cachoeira, Campina Grande do Sul, a fim de encontrar e testar um novo ponto. Na companhia de minha esposa, filha e o grande amigo, o Éder, O Recanto de Pesca Alegre (em breve, posto detalhes de localização e contato). Apesar de a represa estar muito baixa, em relação ao nível da água, podia-se ver alguns pescadores. O local é ótimo não só em relação a quem quer pescar, mas também indico a quem quer passar momentos muito agradáveis ao lado da família e amigos, pois possui um campo de futebol (grama), várias churrasqueiras com mesas e bancos, alguns quiosques com eletricidade (lâmpada), um bom espaço para camping, um tanque para pescaria (não sei as espécies que tem nele). O contato com a natureza por si só, vale a viagem (cerca de 60km distante de Curitiba). A pescaria em si, não foi lá aquelas das mais memoráveis. Levamos varas lisas e tentamos algo com molinetes. Uma variedade de iscas: minhoca brava, minhoca california, sagú, bichinho do pão e bichinho da laranja, em todas elas tivemos ações, mas as capturas se deram na maioria com minhocas. Os acarás apareceram e a coloração deles, uma coisa espetacular. Os Lambaris, na maioria do "rabo vermelho", são verdadeiros monstros em relação ao tamanho médio destes peixinhos: em cada captura, a varinha assoviava e o bicho brigava até dar o ar da graça, bruto. Cardumes e mais cardumes de tilápias (tamanhos variados) passeavam calmamente na superfície, nos fazendo imaginar como esta represa devera estar daqui um ano, caso os "esfomeados" respeitem a natureza, dando chance aos peixes. Volta e meia, se via um ataque de traíra a esses cardumes. Entre a vegetação, avistamos por várias vezes e com duração de alguns minutos, uma imensa carpa-cabeçuda que deixava sua cauda à mostra, nos deixando com uma vontade imensa de brigar com este peixe. Mas infelizmente, os outros pescadores a viram tambem e dê-lhe garatéia em cima dela, a maldita "lambada", em que muitas vezes o peixe escapa mas, devido aos ferimentos, morre à mingua. Um "pescador" desses, após umas 300 tentativas, fisgou uma grande tilápia rendali pela cauda. Não tirei mais fotos do local e dos peixes, pois estávamos num morro desfavorável e fiquei preocupado em derrubar o celular. Temos planos pra um breve retorno, devidamente preparados e com certeza, faremos uma grande pescaria neste maravilhoso local.

15 comentários:

  1. Ola sabe me informar como faz para chegar no local? O valor? Em q nivel esta a represa?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Obrigado pela visita e desculpa a demora na resposta. Bom, pra chegar ao local, não é muito dificil, pena que não consegui um telefone. Bem, você vai pela BR-116 (sentido SP), passa pela grande ponte, que está em reforma, por isso, o nível da represa se encontra baixo, cerca de uns 20m. Ao passar pelo posto Represa, fique atento pra pegar o próximo retorno (pista esquerda) que fica a cerca de uns 2Km. O pesqueiro fica praticamente em frente ao posto Represa. As coordenadas pra chegar ao local são: 25°10'23.6"S 48°52'06.3"W
    -25.173220, -48.868407. O Valor da entrada é de R$10,00 por pessoa e crianças até 12 anos não paga (é bom confirmar). Cara, vale a pena. Boa sorte e escreva contando como foi a experiência.

    ResponderExcluir
  3. Valew pela informação.. quero ir começo de março la e digo como foi

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Não consegui mais contato com esse local, mas um amigo meu relatou que não vale a pena ir ao local.

      Excluir
    2. Não vale mesmo o proprietário libera o esgoto dos banheiros dentro da represa no ponto de pesca

      Excluir
  5. Respostas
    1. Sem falar no descaso com o pescador o dono do local tem uma gaiola de trilha e fica andando na borda da represa enquanto tem pessoas pescando não pegou mais nenhum peixe depois dele ter feito isso

      Excluir
    2. Rapaz!!! Conversando com um amigo meu que foi ao local, me disse que o responsavel nao alerta aos pescadores sobre as propriedades vizinhas, onde os dono "pedem" para os frequentadores se retirarem... uma pena.

      Excluir
    3. Exatamente também fomos advertidos pelo vizinho o responsável pelo pesqueiro "Arildo" não informa mesmo que não pode usar as margens vizinhas e quando fomos a represa estava baixa, e na área dele não tem água para pescar.

      Excluir
  6. Puxa vida. Na época que fui, não aparentava que o local transforma a pescaria em transtorno... uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for um pouco para frente sentido Curitiba vai ter um restaurante depois da curva vc entra nos fundos do restaurante tem uma rua que dá em três pesqueiros "sábia" "maneco" e barcaça os três são lugares bons de ir onde fomos e nunca tivemos problemas e são lugares bem cevados esses eu indico!

      Excluir
    2. Esses tres locais estão nos meus planos pra futuras pescarias... principalmente o Sabiá. Espero ir antes de acabar a temporada das tilapias.

      Excluir
  7. Pesqueiro do Sabia maneco e barcaça otimos pesqueiros

    ResponderExcluir