segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Usina Roncador (Bocaiuva do Sul): Os reis da correnteza!!!

No sábado, dia 17 de janeiro de 2015, junto com minha família, fomos fazer um passeio pra lanchar e aproveitar a água fria do rio da Usina do Roncador, pra refrescar o calor que estava forte. Assim que chegamos, encontramos a água um pouco mais turva, mesmo assim, limpa. Resolvi subir um pouco o morro pela estrada e encontrei a barragem, que é alta e exige cautela pra explorar, logo abaixo há uma cascata maravilhosa, mas por questões de segurança da família, voltamos pra ponte de madeira, onde minha mulher e filha se refrescavam. Como sempre, com minha tralha e um potinho de minhocas, preparei uma varinha (E que varinha, uma vara "Trilha" da Albatroz Fishing de 2,2m de duas partes, super leve e a ponteira finíssima e resistente) de conceito Ultra-light, bem equilibrada com linha 0,20mm e anzol marusseigo 14. O primeiro lambari foi fisgado acima de uma barreira de pedras, onde a água fica represada e forma um remanso. Logo que o fisguei, pude brigar de igual pra igual com o pequeno gigante, a linha riscava a água e pude ver o peixinho se debatendo. Após a foto, soltei ele bem na beirada e pude ver ele sair lentamente.
Mas como o calor pegava e o local não é exclusivo, logo chegaram uns "banhistas" e foram logo entrando no local que eu tentava pescar. Sem crise, desci pra ponte, onde a correnteza era mais forte e tem pontos profundos em relação a este trecho do rio que no geral é raso. Primeira tentativa e... PAAAAAM, linha assobiando e mais um briguento, que assim como o primeiro e os demais que saíram, foi fotografado e devidamente solto.
Pesquei por cerca de 30 minutos e peguei só lambari de respeito: Rabo Vermelho e do Bocudo.
Definitivamente, o pequeno lambari é um gigante e rei da corredeira que, com um material levíssimo e equilibrado, faz qualquer um se arrepiar e vibrar com este maravilhoso peixe. O mais importante: P R E S E R V A R ! ! !

Nenhum comentário:

Postar um comentário