sexta-feira, 29 de novembro de 2013

29/11/2013: pescaria rapida de lambaris e jundias!!!

"saí de caminhada, mochila nas costas...", assim resolvi dar uma visitada do afluente do rio Palmital, na espectativa de fisgar alguns lambaris e quem sabe, algum bagrão. Somente duas varas lisas, sendo uma com chicote duplo com 2 anzois mustad 16 (mosquitinho). De cara me frustrei, pois apesar das chuvas, o riozinho tava "na caxa" e com a água levemente limpa, se dá pra assim afirmar (mais um rio com potencial de pesca dos peixes da bacia do iguaçu que sofre com a poluição, dá pra ver pela foto do encontro das águas). Apesar disso, os lambaris, mesmo manhosos, deram ar da graça, após as fotos, devolvidos pra água. A pressão atmosférica oscilava, assim, logo que me preparava pra voltar pra casa, notei uma "mamada" na vara dos anzóis "mosquito": uma leve levada na rolha, fisguei na espectativa de um lamba pequeno, mas, a briga no fundo e o peso, não deixavam dúvidas, "tava" lá, um belo jundiá!!! Tive que ter calma, pois o anzol mosquito
estava fisgado no "beicinho" do bagrão, após conseguir tirar da água, fotografei, liberei o anzolzinho (que foi feito com muita facilidade) e soltei o bichão. Mais algumas ações e a chuva apertou. Saí satisfeito e, novamente impressionado pelo tamanho dos bagres e jundiás que consigo fisgar neste córrego. Com a piracema aí, pescar e soltar é obrigação, além do cuidado no manuseio dos peixes, pra devolvê-los em totais condições para seu habitat.

2 comentários:

  1. Cara, legal... curto seu blog (embora eu nao tenha paciencia pra criar uma conta).... me adiciona no face Leonardo Hubert, curto pequenas pescarias tbém.... estou esperando firmar um pouco mais o tempo e logo começar minha temporada... Penso em ir desbravar um pequeno riozinho em piraquara... próx ao corpo de bombeiros na leopoldo jacomel... conhece??

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo!!! Obrigado pelo prestígio. Enviei um convite pelo facebook (no perfil que constava como "vendas cdx", se estiver errado, envio pro demais perfis). De fato, as pescarias curtas, geralmente são as que trazem boas surpresas, resultados e emoção. Este rio que mencionou, já passei por ele, volta e meia, percebia que alguem pescava por ali, então vale a pena tentar, acredito que em dias úteis, pelo início do dia. Mas, acredito, que os melhores períodos pra pescar, é depois de uma boa chuva de verão. Abraço.

    ResponderExcluir