Rio Canguiri: pequenos peixes, grande pescaria!
Hoje, 27/11/2013, fiz uma pescaria rápida no Rio Canguiri, em Colombo, na ponte sob a BR 116, atrás da fábrica da Eternit. Usei somente varas lisas, sistema li-lig (bóia-chumbo-anzol) e a manjada minhoca puladeira.
Já na chegada, como era de se esperar, a poluição condenando este maravilhoso e importante rio da cidade de Colombo. Mas já de cara, me surpreendi com um bagre que nadava proximo à superfície, pensei, vai ser o bicho. Larguei a isca na água e, várias ações, mas sem sucesso. A dificuldade foi acertar a profundidade, quando acertei, "pam", fisguei um lambarizinho. Em seguida, as investidas continuaram, mas os tinhosos, levavam a melhor. Resolvi, como havia várias estruturas, bater a isca em cada uma delas, "batata", mais um belo (e maior) lambari pra foto! Numa nova tentativa, a beliscada, a bóia corre, ferrei e, o bicho pesou e brigou, correndo pro fundo, pensei que era um bagre, mas quando tirei da água, fui agraciado por um belo acará (êta bicho lindo), depois de um ano sem ver um. Após a foto e a soltura, mais um belo lambari e, partir daí, o que mais consegui foi limpar o fundo, retirando alguns galhos e perdendo o "timing".
Deu a hora, parti pra minha casa. Vou voltar em outro ponto deste rio e, fazer mais uma aventura.
Pra finalizar, fica aqui a minha revolta e pergunta: cadê a Prefeitura e o Estado, com uma política ambiental descente pra salvar os nossos rios? Cadê a Sanepar, pra cobrar aqueles que não fizeram a ligação na rede de esgoto?
Pior ainda, são os "pseudo-pescadores" que, matam indiscrimidamente e largam seus detritos, sua "porquisse". Tá mais que na hora de nos consientizarmos, pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário