quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dicas para pescaria de carpas

Estou me preparando pra participar de um torneio de pesca (mencionado no artigo anterior) num pesk pag, de forma que, pelo que vi no site, os peixes maiores são o alvo e estes até o momento são carpas. Já bolei minha estrategia e um item desta, vai ser o fato de que não vou cevar, pudera, cevar tanque de peixe que tem comida à disposição é chover no molhado. Apenas vou usar algumas dicas e informações que peguei nas minhas pesquisas e experiências. Portanto, segue as dicas para pescaria de Carpas!!!

Iscas:
Eu já peguei carpas com as mais variadas iscas, inclusive com minhocas. Usarei a massa fornecida pelo pesqueiro, a própria racao (fornecida como ceva), levarei minhocas, massa a base de trigo com pó de suco, milho cozido, pão e, pasmem, pipoca.

Equipamento:
Geralmente, as carpas de pesque e pague, chegam a 3 kg, mas como a meta é pegar algumas acima de 11 kg (pra ficar no topo do ranking), usarei uma vara 30 lbs e uma 15 lbs (arriscar mesmo). Usarei anzois tipo marusseigo (10/ 12/ 14) e possivelmente alterne com uso de chuveirinho, caso haja carpa cabecuda. basicamente em dois sistemas, um com chumbada no fundo com 2 anzoís para iscas diferenciadas (minhoca, massas mais resistentes, milho) e um sistema com boia, um anzol (podendo optar pelo chuveirinho), girador e chumbada correndo livre na linha antes do girador, de forma que com a boia, a isca fique de 15 a 30 cm da flor da água, já que este sistema é o mais eficaz na minha opnião, fica para as iscas com maio probabilide de sucesso (massa do pesqueiro, massa caseira mais "farelenta", pão, pipoca). Usarei varas lisas para tentar pescar junto ao barranco, já que sempre há um cantinho que reserva uma surpresa (lembro de uma situação onde minha familia e eu estavamos num pesque pague, onde minha sogra, queria pescar um pouco, mas não precisava ser com molinete... Arrumei uma vara de 2,5 m pra ela e ela tentou com minhoca mesmo, até porque tinha tilápias, jundiás e traíras no tanque, e quando dei por conta, ela tava pedindo ajuda... Quando cheguei perto, vi o rebuliço na água e uma carpa hungara que devia ter mais de 3 kg... Pedi para ela nao se desesperar e cansar o peixe, só que quando tentei pegar o peixe, na ultima força dele, a linha quebrou, por causa da chumbada que usei e que apertou a linha... Eita!).

Tática: antes de lançar iscas na água, é bom ver as condiçoes do ambiente e clima. 1) Ambiente: escolher um lugar mais retirado ou afastado dos demais participantes/ frequentadores, pois barulheira e "chupetas" lançando iscas com molinetes com chumbadas pra cruzar o tanque não faltam, assim evitando o "varal" (ponto positivo, já que peixes não curtem a bagunça e se distanciam dela, portanto, vem "pu papai"). 2) Clima: carpas são peixes que se pega bem em clima mais ameno (frio), no caso de haver sol, procurar me refugiar à sombra de árvores. Estando um pouco quente, jogar uma iscas ou outra (das que flutuam: pipoca, pão) e observar (enquanto aprecio uma cervejinha) se as meninas estão comendo proximas à superficie, pra regular a profundidade do sistema com boia.

Depois de definir a tática, lançar as iscas e esperar pelo troféu, trocando as iscas (massas) a cada 5 ou 1m minutos, dependendo das ações. Manter o silêncio e até mesmo ficando afastado das varas é mais um fator importante que pode fazer a diferença.

Obviamente, o resultado desta pescaria, postarei futuramente, dentro de até 2 semanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário