Blog para os pescadores amantes da natureza. Um espaço para compartilhar dicas, técnicas, informações, mentiras. Todos tem liberdade de opnar e participar. Qualquer dúvida, podem me contatar pelo e-mail (edinaldopeska@gmail.com). Vamu Peská?
terça-feira, 31 de março de 2015
Pesqueiro do Rone, em Colombo: tem peixe bom, mas os pequenos deram show!!!
Boa noite. Hoje vou relatar uma experiência num pague pesque: Pesqueiro do Rone! A idéia inicial era de acompanhar o "Seu Zé" e o "Seu Gomes", dois experientes pescadores e lambarizeiros inveterados, na represa do Capivari-Cachoeira, mas devido ao tempo incerto (risco de chuvas), optamos em conhecer o Pesqueiro do Rone, que fica em Colombo. O esquema é assim: paga-se R$20,00 por pescador que pode optar em pescar em dois tanques divididos em pesca com vara de mão (lisa) com opção de capturar tilápias, carpas, pacus, jundiás, catfishes, acará ou, no outro tanque, com possibilidade de uso de molinetes/ carretilhas visando as carpas-cabeçudas, tendo como cota para levar pra casa, 10 kg de peixe. O local possui uma lanchonete com almoço sob encomenda, bebidas, massas para pesca e alguns equipamentos de pesca. O local é bem simples e, apesar deste dia ter uma quantidade grande de pescadores, não vimos ou presenciamos bagunça ou confusão, muito importante. Recomendo apenas para pescadores. Ainda, conversei com um senhor no balcão da lanchonete que confirmou pesca noturna de sábado para domingo (todos fins de semana) pagando R$25,00. Foi difícil acertar um ponto para nos estabelecermos e lançar as linhas, acabamos optando pelo lago de varas de mão. Infelizmente, devido à chuva que caiu na maior parte do tempo, com algumas pausas, foram poucas as fotos. Nesta empreitada, por estarmos num ponto raso, ficamos pescando apenas alguns acarás (variados tamanhos) e tilápias de no máximo 20 cm, foram várias capturas. Usamos massas e principalmente minhocas. Durante a pescaria, pude ver outros pescadores retirando belas tilápias (acima de 1,5 kg), algumas carpas, jundiás, um grande catfish (cerca de 3 kg), além de duas oportunidades testemunhar os pacus cortando as linhas. Ao nosso lado, ainda, tivemos a companhia de uma Garça-Branca-Grande, que esperava sempre por um peixinho, muito mansa. Almoçamos, comida simples e gostosa. O mais importante, foi poder pescar com pessoas com mais experiência, dando muita risada e com o convite de novas pescarias. Espero retornar ao local e trazer um novo relato com mais fotos e peixes.
Segue detalhes para quem se interessar em conhecer o local:
Endereço: Rua Antenor Lazarini - Fervida, Colombo - PR, 83415-080
Telefone:(41) 9251-3981
terça-feira, 24 de março de 2015
Primeira pescaria do outono 2015: Cavas de Pinhais!
Bem que tentei, queria ter feito uma pescaria de despedida do verão mas, acabei adiando e consegui fazer uma boa pescaria de inauguração do outono de 2015, no domingo passado, 22/03/2015. Inicialmente, era pra ir ao Capivari, mas o tempo não colaborou e fui me aventurar nas cavas de Pinhais. A ideia era pescar no rio Iraí, logo após a travessia da rodovia, mas escolhi um ponto isolado nas cavas mesmo. levei umas tralhas leves e equilibradas, mas inaugurei uma nova categoria: pesca de carpa com chuveirinho de fundo, usando como isca a Massa Preta (massa de minhoca) da Biguá. Foi um tiro no escuro, pois não sei se há carpas no local. Tive, nesta modalidade, apenas um puxão vigoroso sem sucesso e nada mais. Dado este fato, unindo às ações dos peixes que estavam manhosos (com o frio, calor, garoa, tempo limpando e vento indo e voltando) devido a loucura que assolava a pressão atmosférica, acabei usando a massa como atrativo (engôdo/ ceva) e deu resultado: Acabei fisgando bons lambaris e um acará. Me dediquei à algumas fotografias dos pontos que me cercavam e concluí que pra uma pescaria mais produtiva, terei que explorar pontos mais isolados, de maneira que monte um acampamento e faça uma ceva bem caprichada, num dia que o tempo esteja mais firme ou faça uma exploração de pontos ao longo das cavas e me concentre no rio. Há uns dias atrás estive lá e, no rio tive algumas capturas de bons lambaris e testemunhei um pescador capturando e retirando um "mussum" (espécie de enguia/ pirambóia) da água. Poderá ser mais trabalhoso mas acho que o resultado, tanto na quantidade como na variedade de espécies, valerá a pena. Espero que, como estamos entrando num período de temperaturas amenas (quem conhece Curitiba e região sabe), consiga me dedicar um pouco ao "Carp Fishing", testando técnicas, iscas e conhecendo (recomendando) novos locais.
Assinar:
Postagens (Atom)