Blog para os pescadores amantes da natureza. Um espaço para compartilhar dicas, técnicas, informações, mentiras. Todos tem liberdade de opnar e participar. Qualquer dúvida, podem me contatar pelo e-mail (edinaldopeska@gmail.com). Vamu Peská?
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Qual seu peixe preferido?
A prefencia por algum peixe em nossas pescarias é comum, ou seja, mesmo indo a um lugar especifico, onde há especies especificas, sempre temos a espectativa de capturar pelo menos um exemplar de nosso (s) "preferido (s)", seja por sorte, ou sempre levando equipamento ou iscas para o alvo. No meu caso, eu adoro pescarias com a maior quantidade de especies diferentes, mas, não sei se pelo de o meu primeiro peixe ter sido um, mas o bagre é sem dúvida meu predileto, pois sempre tive momentos e brigas marcantes com este magnifico peixe, principalmente nas pescarias com vara lisa, pois o ataques na isca não sao nada discretos. E pra você, qual seu peixe preferido? Quem quiser pode postar nos comentários.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Pesqueiro do Zezo (Balsa Nova)
Pesqueiro do Zezo fica em Balsa Nova, Paraná. Uma propriedade particular, que faz parte de um complexo de chacaras que exploram areais das cavas do rio iguacu, fica nas imediações da PR-510 (Estr. Contenda/ Balsa Nova), não muito retirado do centro, seguindo pela R. Damasco Soares da Silva, para quem vai passando por Campo Largo. O telefone do Zezo, se não mudou, é (41)9958-9875. O esquema é pag & pesk, onde é cobrado por diária, proporcionando muito espaço para acampamento (pernoite) e vários lagos, onde as opções para pesca são: lambari, acará, bagre, mandi, jundiá, jacundá, saicanga, carpas, tilápias, traíra e tuvira, obviamente que existem outras espécies, mas são raras de se capturar. O local conta com uma "loja de conveniência", dispondo de bebidas e alguns ítens de alimentação. Ele vende minhocas tambem. Fui neste pesqueiro, juntamente com minha esposa e um casal de amigos (Eder e Vi), pernoitamos, onde capturamos lambaris, bagres e tuviras, levamos um pouco de azar, pois a maior parte do dia ficou nublado e com vento, durante a noite, aproveitamos um churrasco, cervejinha e fomos agraciados por uma noite estrelada, obtendo certo sucesso na pesca noturna. Valeu a pena, espero retornar lá em breve.
Marcadores:
acará,
bagre,
balsa nova,
carpas,
Cavas,
jacundá,
jundiá,
lagos,
lambari,
mandi,
pesqueiro do zezo,
rio iguacu,
saicanga,
tilápia,
traíra,
tuvira.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Pesqueiro Rincão das Flores
Esta é uma opção para moradores de Colombo ou para aqueles que conhecem a região, situado no bairro Monte Castelo, fica bem perto da minha residência, sendo que posso ir à pé até lá. Conheci este local em 2010, e o que me chamou a atenção, foi o tamanho do tanque principal, onde se conta com a presença de lambaris, acarás, carpas, tilápias, carpas e traíras. A estrutura em si, fica um pouco a desejar, pois está um tanto quanto abandonado, havendo quiosques grandes com churrasqueira, piscina e lanchonete, claro que, hj não sei se ainda estão precários ou deram manutenção. A entrada de R$10,00 por pessoa, cota livre, não há fornecimento de materiais e iscas.
Pesqueiros Pag & Pesk
Vou escrever sobre pesqueiros nos próximos posts, principalmente sobre os que utilizam o sistema "pag & pesk": funciona de forma que vc paga uma taxa por pessoa, podendo ficar no local por um periodo de tempo proporcionando pelo menos uma pernoite, pescando sem cota de exemplares. Num primeiro impacto, vc pensa: "nossa, que vantagem: vou pegar uns 200 peixões e vou pagar só "déizão", oxi...". Teoricamente, assim que funciona, mas as vezes, a falta de peixes ou exploração indiscriminada, acaba por frustrar os planos. Em sequencia, publicarei artigos sobre alguns pesqueiros com este sistema, onde já pesquei.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
As Cavas de Pinhais/ Piraquara
Uma das desvantagens de se morar em grandes cidades ou, na região metropolitana, pra quem é pescador, é justamente a falta de locais mais proximos para poder praticar este hobby maravolhoso. Mas, como nao se pode desistir, o jeito é buscar as opções e desbravar novos locais, pois além de arriscar acertar um excelente pesqueiro, conhecer locais novos, adquirir experiencia farão parte destas aventuras. Pois bem, um local, onde já fui e já ouvi boas historias, são as "Cavas de Piraquara", localizadas estre os municipios de Pinhais e Piraquara, às margens da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415). Quando fui, uma única vez, peguei alguns lambaris e tilápias. Como se trata de uma grande área alagada, alimentada por vários riachos e nascentes, há outros peixes, nativos (bagres, traíras, acarás, cascudos) e introduzidas, como o caso de tilápias e carpas. O que chama a atenção neste lugar, é a quantidade de frequentadores, independente do dias, mas claro que, nos fim de semana, é muito mais movimentado. Indico para aqueles que adoram pescar lambaris, pois caso acerte o dia e o pesqueiro, é de enjoar de pegar este peixe. Agora, como se tratam de cavas, o IMPORTANTE ressaltar é que se tome muito cuidado pelos deslocamentos pelo barranco e mesmo para aqueles que são bons nadadores, nunca entrar ná água, pois a calmaria das águas das cavas enganam e escondem poços muito profundos e perigosos. Outra dica é, não se aventurar em uma pescaria noturna, pois alem de estar proximos á areas de risco, volta e meia se le notícias policias envolvendo este local. Quero ressaltar que, não estou indicando uma bomba e sim passando algumas informações sobre o local caso alguem tenha interesse em pescar lá, falo por mim e, logo farei uma nova pescaria lá...
terça-feira, 10 de julho de 2012
Dicas para peixes predadores
Para a pesca de peixes extremamente predadores, como no caso de tráiras e blackbasses, quanto mais rebuliço a isca fizer, mais atrativa e maior a efetividade de um belo ataque. Bom, pra quem curte a pesca de espera, uma forma de se conseguir uma maior "liberdade" pra sua isca, pequenos peixes neste caso, é pescar utilizando o sistema para carpas, onde o anzol é colocado na extremidade da linha, seguido de uma boia, girador e antes deste, a chumbada, que deve correr livre pela linha. Quando o sistema está na água, a isca deverá ficar na profundidade regulada pela boia, ou seja, mais proxima a superfície ou ao fundo e, como a resistencia da chumbada não atua diretamente na isca, esta se debate e provoca mais movimento, chamando a atencao do predador. Obviamente que a escolha do ponto de pesca é muito importante tambem, pois a isca "à esmo" pode demorar pra surtir resultado, portanto, estruturas como árvores, pedras, grotões e bastante vegetação, a produtividade pode aumentar.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Faça seu minhocario
Pescar é algo muito prazeroso, sem sombra de dúvidas, devido a isso, sempre tentamos inventar algo que facilite a nossa vida. Por exemplo, nem sempre dispomos de um quintal para "catar" minhocas. Mas, uma possibilidade, e fazer um "minhocário": utilizando-se de um recipiente consideravelmente grande, colocar terra preta, obviamente alguma quantidade compativel de minhocas. A manutencao, é simples: deixar em um local sombreado, manter a terra umida (nao ensopada) e volta e meia, depositar detritos organicos, como cascas e folhas. Aí, quando for pescar, ganha-se tempo pra aproveitar mais.
Assinar:
Postagens (Atom)