terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saicanga: Informações básicas.

Muito parecida com as cachorras, porém menor, também é bastante valente e agressiva. De porte médio, chega a atingir 20 cm de comprimento e 500 g de peso. Não são comuns os exemplares que ultrapassam essas medidas, mas, segundo a literatura, já foram encontrados exemplares acima dos 30 cm. Seu corpo é alongado e comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas de bonita coloração prateada uniforme intensa e muito brilhosa. A nadadeira dorsal e anal estão localizadas na metade posterior do corpo. A caudal apresenta raios medianos prolongados formando um filamento que em alguns indivíduos pode ser avermelhada ou amarelada com uma mancha escura - pode haver ainda outra atrás do opérculo. O focinho é longo e a boca é grande e oblíqua com uma característica marcante: os dentes avantajados e afiados fora da mandíbula são usados para arrancar escamas e pedaços de outros peixes. Espécie carnívora muito agressiva principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer, costuma se alimentar de pequenos peixes inteiros, insetos aquáticos e terrestres e, ocasionalmente, raízes de vegetais. Ataca sempre em cardumes e volta rapidamente para algum local que sirva de abrigo. Com nadadeiras peitorais grandes, que lhe dá muita agilidade, costuma ser um peixe bastante ativo (principalmente no verão) e um excelente nadador. Os indivíduos atingem a maturidade sexual com aproximadamente 15 cm de comprimento e a reprodução ocorre geralmente no verão, entre os meses de novembro a maio. Essa espécie costuma migrar grandes distâncias até encontrar uma planície alagada, resultante de enchentes, que utiliza para desovar. Habita diversas lagoas e represas d'água, poções e estirões próximos a paus, pedras, galhadas e pedreiras.
Dica para pescá-lo: a saicanga é um peixe de água doce que na maioria das vezes é visto em águas superficiais e abundantes em alimento. Com instinto caçador, ataca presas relativamente grandes que às vezes medem cerca da metade do tamanho do seu comprimento, aceita bem a minhoca, carne e peixes (pedaços ou inteiros no caso de lambaris).
*Fonte: Pesca& Companhia

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Equipamentos para uma pesca de barranco

Bom, pra uma a pescaria ser do jeito que eu gosto, alguns ítens são insdispensaveis para poder posar no pesqueiro e aproveitar muito e se divertir pra valer, o que eu não tenho ainda, já é prioridade para minhas próximas compras:
Barraca: Posar no carro é foda, então o jeito é achar um terreno plano, de preferência sem raízes e com grama, pra pelo menos ter onde esticar o seu esqueleto.

Facão: Pra cortar alguma lenha seca (nunca derrubar arvores) ou algum toco a fim de se fazer uma fogueira, tanto pra assar uma carninha, quanto para espantar algum bicho e se aquecer.

Lanternas: se locomover no breu ou trocar iscas no escuro não rola, então uma lanterna é excencial, as de leds são excelentes e clareiam bem.

Caixa de Isopor: Na ida, você leva uma carninha, bebidas e lógico, GELO, isso não pode faltar. Na volta, vc trás os peixes e algo que venha sobrar.

Lampião: Ideal para iluminar o ambiente onde se pretende pernoitar, auxilia na manipulação dos equipamentos, hj em dia, existem lampões elétricos, muito mais préticos que os à gás.
Claro que tudo que relatei, são baseados na minha opnião.